terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mundial de Basket: Angola quer fazer história

O cenário está montado para o início da grande festa. "


Em 1986 a selecção nacional de basquetebol participou pela primeira vez num campeonato do mundo de basquetebol, na Espanha, e terminou na 20ª posição, numa prova que contou com 24 selecções. Na ocasião, Victorino Cunha era o seleccionador.

Na primeira presença, num conjunto de onde constavam nomes como Gustavo da Conceição, Jean Jacques da Conceição, Manuel de Sousa e Paulo Macedo, Angola encontrou muitas dificuldades ao defrontar adversários muito tácticos europeus e sul-americanos, diferentes dos africanos com quem estava habituado a jogar.

Perdeu o primeiro jogo diante da então União Soviética, por 89-51, e na segunda ronda com o Israel (75-95), mas redimiu-se ao vencer a Austrália (74-69) na terceira jornada, naquela que foi a primeira vitória angolana em campeonatos do mundo.

Seguiram-se mais duas derrotas frente a Cuba e Uruguai por 53-81 e 81-83, respectivamente, sendo o último resultado encontrado após prolongamento, uma vez que no tempo regulamentar empataram (73-73).

Com quatro derrotas e uma vitória na primeira presença, o “cinco” nacional ficou na 20ª posição, na classificação final, à frente da Nova Zelândia, Coreia do Sul, Cote d’ Ivoire e Malásia.

Quatro anos mais tarde, na Argentina1990, Angola surge na maior montra do basquetebol mundial com caras novas como Ivo Alfredo, Ângelo Victoriano, Nelson Sardinha, Hérlander Coimbra e Victor de Carvalho, e já não contou com muitos dos presentes na primeira participação como Gustavo da Conceição, Zezé Assis, Adriano Baião, Francisco Cungulo e Josué Campos.

Com a intenção de melhorar o 20º lugar alcançado na edição anterior, a selecção angolana, na altura campeã africana, entrou para a prova da Argentina mais confiante e na primeira jornada deixou bons indicadores, apesar da derrota frente a Porto Rico (75-78).

Mesmo com bons indicadores na ronda inaugural, numa série de quatro selecções, Angola voltou a perder nas duas jornadas seguintes diante da Jugoslávia (79-92) e Venezuela (77-83), terminando a primeira fase na última posição do grupo A e obrigada a disputar as classificativas.

Nesta fase, a selecção nacional começou por perder com a Itália e Canadá (78-86, 80-82) e venceu a Coreia do Sul (104-93). Já na disputa do 13º ao 16º os angolanos derrotaram o Egipto (83-70) e a China (112-96) e melhoraram a classificação final ficando com o 13º posto, numa competição que contou com 16 selecções, menos oito que na edição anterior.

No Canadá1994, na sua terceira presença, Angola baixou três lugares, tendo terminado a prova no 16º posto, última posição. As derrotas diante da Alemanha (76-86) e Cuba (71-75) foram fatais para colocar os angolanos a disputar as classificativas do 13º ao 16º e nem mesmo a vitória frente ao Brasil (79-78) impediu que isto acontecesse.

Nesta fase voltou a perder com a Coreia do Sul e Cuba por 71-75, 67-75, respectivamente, e quedou-se na 16ª posição, três lugares abaixo da participação anterior.

Depois do fracasso no Campeonato Africano das Nações no Senegal (Afrobasket Dakar1997), em que ficou na terceira posição, o "cinco" nacional falhou presença no Mundial da Grécia em 1998, uma vez que apenas os dois finalistas garantiam apuramento para o Campeonato do Mundo.

No seu regresso ao evento (EUA2002) que junta as melhores selecções de basquetebol do mundo, Angola, orientada pelo luso-guineense Mário Palma, terminou a primeira fase no terceiro lugar do grupo A e garantiu presença na fase seguinte, depois de vitória sobre o Canadá (84-74) e derrotas frente à Jugoslávia (63-113) e Espanha (55-88).

Na segunda fase, conseguiu apenas equilibrar os jogos com o Brasil, Turquia e Porto Rico, mas não conseguiu evitar as derrotas por 83-86, 66-86, e 87-89 respectivamente, sendo obrigada a disputar as classificativas do 9º ao 12º posto. No primeiro encontro perdeu com a Rússia por 66-77 e discutiu com a China, que também havia perdido com a Turquia (86-94), o 11º posto a quem venceu por 96-84.

No Japão2006, finalmente Angola ficou entre as dez melhores. Angola até poderia fazer melhor, mas a inexperiência de alguns jogadores e do técnico (Alberto de Carvalho "Ginguba") foram cruciais para as derrotas diante da Alemanha, na fase de grupos, e França nos oitavos-de-final.

O “cinco” nacional pela primeira vez desde a estreia no mundial de 1986, começou com vitória, vencendo o Panamá por 83-70.

Seguiram-se vitórias sobre os anfitriões (Japão) e Nova Zelândia por 87-62 e 95-73, respectivamente. Tinha então começado uma nova era para o basquetebol africano, no geral, e angolano, em particular.

Nem as derrotas frente à Espanha (83-93) e Alemanha (103-108 após dois prolongamentos) impediram os angolanos de alcançar os oitavos de final. Nesta fase da prova, a selecção nacional baqueou diante da França (62-68) e "deitou por terra" o sonho de estar entre as oito melhores selecções do mundo, posicionando-se, ainda assim, num honroso nono lugar.

Este ano no mundial da Turquia2010, com Luís Magalhães no comando, que será o quarto seleccionador a orientar Angola num mundial, os campeões africanos, já com dez títulos continentais na galeria, procuram fazer história, mas para isso têm que obrigatoriamente melhorar a nona posição alcançada em 2006, na edição anterior no Japão.

A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos reconhece, logo mais, o Pavilhão Kadir Has Arena, palco do jogo de amanhã, frente à selecção da Sérvia, referente à primeira jornada do Grupo A. Desde quarta-feira em Keyseri, os Deca-campeões Africanos da “bola ao cesto” realizam, esta manhã, mais uma sessão de treinos. Logo, já no local do prélio do jogo da estreia, o combinado nacional vai ensaiar as últimas estratégias para suplantar amanhã a forte selecção da Sérvia.

Seis estreias na equipa nacional

Seis atletas do combinado nacional vão marcar as suas estreias na fase final de um Campeonato do Mundo da “bola ao cesto”, que amanhã arranca com a disputa da primeira jornada da fase preliminar da edição número 16 da referida competição. Trata-se de Domingos Bonifáfio, Vladimir Ricardimo, Roberto Fortes, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo e Felizardo Ambrósio. Dos doze atletas apenas seis tiveram o privilégio de disputar por duas ocasiões uma fase final de Campeonato do Mundo de basquetebol, nomedamente Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeisa, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano e Carlos Morais.

Os eleitos de Luís Magalhães para “operação” Turquia 2010



Miguel Lutonda

Idade: 38 anos

Altura: 1m 85c
Peso: 78 kg
Posição: Base
Clube: 1º de Agosto

Carlos Almeida
Idade: 34 anos
Altura: 1m 93c
Peso: 90 kg
Posição: Extremo base
Clube: 1º de Agosto

Olímpio Cipriano
Idade: 28 anos
Altura: 1m 94s
Posição: Extremo base
Peso: 90 kg
Clube: Recreativo do Libolo

Vladimir Ricardino
Idade: 32 anos
Altura: 1m 93 c
Posição: Extremo
Peso: 95 kg
Clube: 1º de Agosto

Felizardo Ambrósio
Idade: 23 anos
Altura: 2m 2c
Posição: Poste
Peso: 106 kg
Clube: 1º de Agosto

Carlos Morais
Idade: 26 anos
Altura: 1m 90c
Posição: Extremo base
Peso: 96 kg
Clube: Recreativo do Libolo

Domingos Bonifácio
Idade: 26 anos
Altura: 1m 78c
Posição: Base
Peso: 78 kg
Clube: Recreativo do Libolo

Leonel Paulo
Idade: 24 anos
Altura: 1m 93c
Posição: Extremo poste
Peso: 93 kg
Clube: Recreativo do Libolo

Roberto Fortes
Idade: 26 anos
Altura: 1m 93c
Posição: Extremo base
Peso: 93 kg
Clube: Petro de Luanda

Divaldo Mbunga
Idade: 26 anos
Altura: 2m 4c
Posição: Poste
Peso: 110 kg
Clube: Petro de Luanda

Eduardo Mingas
Idade: 31 anos
Altura: 1m 98c
Posição: Poste
Peso: 106 kg
Clube: Interclube

Joaquim Gomes "Kikas"
Idade: 30 anos
Altura: 2m
Posição: Poste
Peso: 100 kg
Clube: 1º de Agosto

Luís Magalhães:
Treinador principal

Paulo Macedo:
Treinador adjunto

Walter Costa:
Treinador adjunto

Fonte: Revista Platina na Internet

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Filho do presidente de Angola apresentou o seu single ao publico

Paulino dos Santos mais conhecido por “Zedu” apresentou a sua nova faceta para o público angolano, a sua faceta musical. Ele canta, dança e compõem é um artista completo. Com seu nome artístico Coreon Du. Encantou os presentes no Miami Beach. E a recetividade do publico foi notório com os aplausos, que pediram mais musicas do maxi single The Corean experiment das que estavam planificadas serem apresentadas aos presentes. Quanto ao single ele conta com varias sonoridades inclusive um dance lover em versão House.


E Por ser a sua primeira aparição publica não foi permitido filmar nem fazer fotos inclusive eu fui contactada por alguns dos seguranças para apagar os registos de conteúdos de imagens fotográficas e de vídeos.

A noite foi recheada com as apresentações de Beto de Almeida que relembrou alguns temas de sucesso como *Minha Maria* etc... Edy Tussa que relembrou Marre com o tema ´*Mocinha* e esteve o Walter Ananás que interpretou dois temas entre os quais “Happy” do seu novo single por sinal uma musica que se vai tornando já muito conhecida do seu novo trabalho Serious L e interpretou a faixa ja bem conhecida por muitos dos seus fas a famosa Mboia em dueto com o seu irmão Nicol Ananás ambos excelentes dançarinos com coreografias tradicionais oriundas do Namibe, acima de tudo a darem valor da Cultura angolana, que incentivou o publico a dançar.



Fonte: R.Platina
Este artigo foi corrigido conforme o novo acordo ortográfico
Famosos nos focos dos repórteres da FamaStar.
Divirta-se com o Video clip do single

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O video Clip do momento da Internet ( Irma Sófia, interpretando Armadilha de satanás)

Irmã Sofia a angolana que virou “febre” na Internet principalmente no Youtube onde a musica «Armadilha de Satanás» virou um hino moderno em todo mundo.




Umas das muitas versões do video Clip

PROJECTO LIBOLO

Estive em Calulo, Libolo, a terra que me viu nascer, como congressista convidado ao Congresso Internacional Linguístico (20° Conferência Anu...