quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estudo indica que telefone celular altera atividade cerebral

Porem o estudo não concluiu que efeitos o celular tem na saúde humana

Um estudo americano sugere que o uso de telefones celulares por um período prolongado pode afetar o funcionamento de nossos cérebros, ainda que não haja conclusões sobre os efeitos disso na saúde.

Os cientistas dos Centros Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) notaram que, após 50 minutos de conversa no celular, havia 7% mais consumo de açúcar no cérebro nas regiões próximas à antena do aparelho. A presença de glicose é um sinal de aumento na atividade cerebral.

A pesquisa, feita com 47 pessoas e publicada no periódico Journal of the American Medical Association, é uma das primeiras a investigar os efeitos fisiológicos do celular ao observar os efeitos de seus campos magnéticos.

Os participantes do estudo ficaram com dois celulares colados a seus ouvidos, um desligado e um ligado (mas sem volume, para que eles não notassem a diferença entre cada aparelho). Durante 50 minutos, os pesquisadores monitoraram, com um scanner, a diferença nos níveis de glicose e observaram que, no lado do cérebro próximo ao telefone ligado, a presença de açúcar era maior.

Saúde

Mas o estudo não oferece nenhuma conclusão sobre possíveis riscos para a saúde contidos no uso do celular. “Esses resultados não provam potenciais efeitos cancerígenos (do celular) ou a ausência deles”, diz a pesquisa.

Um amplo estudo de 2006 sobre o mesmo tema, com 42 mil usuários de celulares na Dinamarca, tampouco obtivera evidências de relações entre o uso do celular e a incidência de câncer.

Para o professor Patrick Haggard, do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade College London, o estudo americano traz conclusões interessantes, mas lembra que “flutuações muito maiores nas taxas metabólicas do cérebro ocorrem naturalmente, por exemplo enquanto bebemos”.

“No entanto, se próximos estudos confirmarem que o sinal do celular tem um efeito direto no metabolismo, daí será importante investigar se esses efeitos terão implicações na nossa saúde”, agregou Haggard.

“Não podemos determinar a relevância clínica do estudo, mas nossos resultados mostram que o cérebro humano é sensível aos efeitos dos campos magnéticos em exposições (prolongadas)”, disse ao site especializado MedPage Today Gene-Jack Wang, um dos responsáveis pela pesquisa americana.

Mas Wang adverte que “mais estudos são necessários para avaliar se os efeitos que observamos podem ter consequências potenciais de longo prazo”.
 Fonte: BBC

Vamos todos comer Mamão/Papaia!!!

Parece interessante explorar!!!

Como eu já tive "gastrite aguda" (comprovada por imagem de endoscopia) - nem um copo de água podia ingerir, que me dava azia - o meu médico, há uns 20 anos, recomendou-me, ao invés de Tagamed e outros remédios que me vinha receitando, que, de manhã, e durante 30 dias, me limitasse a comer um "mamão papaya", pois, embora não tivesse provas científicas, já ouvira referir maravilhas das suas qualidades para curar gastrites e afins. Nesse período, até às 10 horas, não deveria ser tomado nenhum líquido. Durante esse período não poderia tomar café, chás ou outras bebidas afins, em hipótese alguma. Pois acreditem que foi com grande surpresa, quando no final dos 30 dias, em nova endoscopia, se constatou que o meu aparelho digestivo não apresentava mais nenhum sinal de gastrite.

Transmito isso, pois sei que muitas pessoas se abstêm de comer doces ou outras iguarias porque logo vem a dolorosa azia. Desde que comecei a comer, todo dia, um "mamão papaya", de manhã, nunca mais tive qualquer sintoma de azia ou mal-estar. Posso comer doces, chocolates, etc.! Ah!... sem contar que naquela
ocasião também sofria de hérnia hiatal, a que provoca o refluxo ...!

Assim sendo, aproveitando o facto de ter recebido dum amigo o artigo abaixo, achei oportuno reencaminhá-lo para aos meus amigos, na expectativa de, talvez um dia, lhes possa ser útil esta informação.
Um abraço.

Mamão, um tesouro ao seu alcance

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal. Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - semelha-se ao coco ralado.
É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.

O cozimento das raízes dá um tónico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.

O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece.
Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a
medicina popular utiliza-o para tratar eczemas, verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.

Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.

Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro: é altamente digestivo (cada grama de papaína – fermento solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crónica comido em jejum,
pela manhã, faz bem ao estômago é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.

Fonte: google doc

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Uso de liamba aumenta risco de problemas de erecção

Pesquisa mostra que uso pode afetar tanto receptores cerebrais quanto os do pénis
Uma pesquisa recente mostrou evidências de que o consumo de liamba pode afectar de forma negativa o desempenho sexual masculino. Isso porque seu uso pode causar problemas de erecção.
A pesquisa da Queen´s University, no Canadá, vai além do conhecimento já disseminado de que a liamba pode afectar certos receptores no cérebro. De acordo com o estudo de Rany Shamloul, pós-doutorando do Departamento de Farmacologia e Toxicologia, esses receptores também existem no pénis.
O consumo de liamba pode ter um efeito contrário sobre esses receptores do pénis, tornando mais difícil para um homem alcançar e manter uma erecção.
- Esses resultados vão mudar o actual entendimento do impacto do uso da maconha sobre a saúde sexual.
O pesquisador alerta que nem todos os usuários de liamba conhecem os efeitos que ela traz ao organismo.
- A liamba é a droga ilícita mais usada globalmente. E ela é frequentemente usada  por jovens, pessoas sexualmente activas que não estão cientes dos efeitos danosos que podem ter sobre seu desempenho e saúde sexual.


CHAN do Sudão - Angola defronta final inedita para o futebol senior

A Selecção Nacional de Futebol defronta, sexta-feira, o combinado da Tunísia, em jogo da final do Campeonato Africano das Nações (CHAN), depois de ter vencido, ontem, a similar do Sudão,
por 5-3, aos penaltis, em jogo das meias-finais, perante 45 mil espectadores, que encheram
totalmente o estádio de Merreikh, em Cartum.

O jogo foi marcado por cenas de vandalismo, durante a ponta final do prolongamento, quando adeptos
Insatisfeitos com o rumo do jogo lançaram objectos contundentes contra os jogadores angolanos, perante
o olhar impávido do forte aparato policial presente no estádio.
Os Palancas Negras, logo após o pontapé de saída criaram uma situação de perigo, dando indicadores
de que apostaria no ataque. Mas, a iniciativa passou logo a seguir para os anfitriões que assediaram a
baliza à guarda de Lama durante os primeiros quinze minutos da contenda, sem contudo lograr construir real perigo. Depois de ter aguentado o assédio aos seus domínios a selecção angolana ripostou de forma tímida, pois apenas aos 20minutos de jogo é que o guarda-redes da casa foi realmente incomodado pelos
atacantes angolanos. A parir daí os Palancas começaram a pisar terrenos mais adiantados e chegaram mesmo a assumir algum domínio na parte final da primeira parte, obrigando os anfitriões a tomar cautelas
defensivas.
No melhor período do jogo de Angola, já nos descontos de tempo, uma asneira do médio Job, que entrara a render João Martins lesionado, obrigou o guarda-redes Lama a fazer uma defesa para canto. Na cobrança, Safeldine inaugurou o marcador, aproveitando uma desatenção da defesa angolana. No reatamento, os Palancas não entraram bem no jogo, Mas, o Sudão também não acertava e o jogo ganhou
Algum equilíbrio. Aos 77minutos, Love Cabungula restabelece a igualdade, na sequência de um
livre cobrado magistralmente por Osório. O tempo regulamentar terminou sem que o resultado se alterasse,
acontecendo o mesmo durante o prolongamento. No recurso a marca de grandes penalidades, o resultado sorriu para Angola, que acertou quatro contra duas do Sudão. Estava concluído mais um capítulo da história que os Palancas Negras estão a escrever neste CHAN.
Fonte: JA

PROJECTO LIBOLO

Estive em Calulo, Libolo, a terra que me viu nascer, como congressista convidado ao Congresso Internacional Linguístico (20° Conferência Anu...