segunda-feira, 17 de maio de 2010

Libolo conquista título inédito



Fonte:Angop

Libolo conquista Taça de Angola

Luanda - Ao vencer hoje, no pavilhão principal da Cidadela, o 1º de Agosto por 76-74 o Recreativo do Libolo conquistou, pela primeira vez, o troféu da Taça de Angola em basquetebol sénior masculinos.

Depois de uma vitória para cada na primeira e segunda mão, as duas equipas disputaram na noite deste domingo uma finalíssima, com a formação do Kwanza Sul a destronar os "militares" que detinham o troféu.

Com este resultado, o Libolo, neste seu segundo ano de existência, conquista o seu primeiro troféu e encontra-se ainda na "luta" pelo título nacional.

O jogo decisivo da Taça de Angola foi uma boa propaganda para o basquetebol angolano. As duas formações proporcionaram um bom espectáculo, principalmente na vertente defensiva.

Como já havia sucedido na segunda mão, as defesas voltaram a superar os ataques e os 76 pontos marcados pelo vencedor, menos 40 que os 116 apontados pelo vencedor da primeira mão, é a prova do rigor defensivo aplicado por ambas. Neste capitulo o poste norte-americano Omar Peterkin foi o que mais se destacou.

Discreto, apesar de marcar apenas quatro pontos, Omar foi o melhor ressaltador do encontro com 11, sendo seis defensivos e cinco ofensivos. Foi uma autentica "parede" na última linha do Libolo e esteve bem nas ajudas.

O jogo foi disputado num ritmo acelerado e o equilíbrio manteve-se até aos instantes finais. Os vários empates registados durante os 48 minutos de jogo (23-23, 35-35, 47-47, 52-52, 68-68, 73-73, 74-74) demonstram claramente quão renhido esteve o encontro.

No entanto, o Recreativo do Libolo foi mais feliz e mais eficiente na etapa final. Mérito para Raúl Duarte que conseguiu gerir a condição física dos seus jogadores até aos momentos cruciais, ao contrário dos "rubro-negros" que no último quarto mostraram alguma quebra física.

Realce também para ausência, no 1º de Agosto, do base principal Armando Costa, lesionado, que obrigou Luís Magalhães a utilizar durante muito tempo Miguel Lutonda, além de, em alguns momentos, adaptar o extremo Mário Correia para a referida posição.

Com arbitragem de Carlos Júlio e Fernando Pacheco, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Filipe Abraão (00), Adilson Baza (00), Mário Correia (16), Kikas Gomes (03), Felizardo Ambrósio (12), Vlademir Ricardino (18), Francisco Jordão (02), Carlos Almeida (09), Miguel Lutonda (14), Rodrigo Mascarenhas (00), Hermenegildo dos Santos (00).

Técnico: Luís Magalhães

Libolo: Domingos Bonifácio (07), Olímpio Cipriano (16), Luís Costa (00), Carlos Morais (13), Gerson Monteiro (02), Adilson Câmara (00), Leonel Paulo (10), Abdel Gomes (00), Omar Peterkin (04), Reggie Moore (17), Feliciano Camacho (05), Milton Barros (02).

Técnico: Raúl Duarte

Resultados parciais: 19-13, 33-32 (intervalo), 60-58, 74-76 (final)

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROJECTO LIBOLO

Estive em Calulo, Libolo, a terra que me viu nascer, como congressista convidado ao Congresso Internacional Linguístico (20° Conferência Anu...