sexta-feira, 11 de junho de 2010

A África do Sul está a poucas horas de dar início nesta sexta-feira ao maior evento do futebol mundial, a primeira Copa em território africano.


A primeira partida da 19ª edição do torneio, entre África do Sul e México, será iniciada às 16h30 (11h30 em Brasília) no estádio Soccer City, em Joanesburgo, com capacidade para 94 mil pessoas.


Fonte: BBC
Havia uma grande expectativa sobre a presença, no estádio, do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 91 anos, para acompanhar pelo menos parte do jogo.
O director de comunicação da Fundação Mandela, Sello Hatant, disse à BBC que ainda não era possível confirmar a presença de Mandela na festa de abertura, após a morte da bisneta do ex-presidente em um acidente de carro ocorrido na noite de quinta-feira.
Zenani Mandela, de 13 anos, morreu após o carro em que viajava capotar quando voltava para casa do show de abertura da Copa em Soweto.
"Ainda é cedo para confirmar a presença de Mandela. Mas mesmo com essa tragédia temos que lutar para que tenhamos uma Copa memorável".
Estima-se que centenas de milhões de pessoas de mais de 215 países acompanharão o torneio, marcado para terminar no dia 11 de julho.
Mandela
O presidente sul-africano, Jacob Zuma, e o arcebispo Desmond Tutu também devem estar presentes no estádio.
"A África do Sul nunca mais será a mesma após esta Copa do Mundo", disse Zuma, que elogiou o envolvimento de Mandela nos esforços para levar a Copa ao país, em 2004.
"Nelson Mandela trabalhou duro para que conquistássemos o direito de sediar o torneio. Dedicamos a Copa do Mundo a ele. Existem alguns momentos que definem a história de uma nação. Estamos próximos de um com a Copa do Mundo", acrescentou.
As festividades começaram na quinta-feira com um show que reuniu artistas como a colombiana Shakira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROJECTO LIBOLO

Estive em Calulo, Libolo, a terra que me viu nascer, como congressista convidado ao Congresso Internacional Linguístico (20° Conferência Anu...