quarta-feira, 9 de agosto de 2023

PROJECTO LIBOLO


Estive em Calulo, Libolo, a terra que me viu nascer, como congressista convidado ao Congresso Internacional Linguístico (20° Conferência Anual da ACBLPE, IX Encontro Internacional do GELIC, 2° Jornadas Internacionais Científico Pedagógica do do ISPTLO e 8° Encontro Internacional do Projecto Libolo).


O congresso de Calulo Libolo, que decorreu com sucesso, de 25 a 28 de Julho de 2023, contou com a participação de 17 países, entre eles Portugal, Angola, Macau, Hong Kong, Senegal, Holanda, França, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Alemanha, Itália, Cabo Verde, e teve a participação de várias renomadas figuras do mundo académico e não só, que prestigiaram o referido evento, com destaque para o General Francisco Higino Lopes Carneiro que é o patrono do Projeto Libolo, o renomado Professor Dr Alberto Oliveira Pinto, o escritor Jacques Arlindo dos Santos do Chá de Caxinde, o Dr Eurico Gungula reitor da universidade Óscar Ribas, o escritor e investigador de história Luciano Canhanga, o engenheiro eletrônico e telecomunicações Artur Cussendala ( Cusse Ndala), o académico Afonso Miguel entre outros importantes intervenientes do mundo do saber e da ciência.
Aproveitou-se a oportunidade para se fazer o lançamento da primeira pedra do Museu do Libolo e Centro Internacional de Pesquisas e Humanidades, pela Dra Ana Maria Isaac Carneiro. A planta museológica foi apresentada pelo famoso e renomado Arquitecto Troufa Real que foi um dos convidados do congresso.
Entre as várias recomendações, os participantes apelaram que as variedades de português não devem constituir barreiras para aproximação dos povos e nações falantes do idioma de Camões.
A recomendação resulta do factor português ter diferentes variedades, mediante os países falantes, em função da influência das línguas maternas. Os investigadores, que pertencem a várias universidades representadas no encontro, foram unânimes em reconhecer que a língua portuguesa apresenta diversas variações, dadas as dificuldades derivadas em termos de expressão e de concordância.
A Organização que merece nota máxima, foi coordenada pelo Professor Dr Carlos Figueiredo, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Macau, na China, e a Professora Dra Marcia Oliveira, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em coordenação com o ISPTLO-Instituto Superior Politécnico do Libolo presidido pelo competente Professor Dr Octávio Spínola o seu vice-presidente Domingos Lunga.
O congresso foi um grande sucesso, tendo sido indicado por unanimidade, a Cidade de S.Tome para acolher a 22ª conferência Anual da Associação do Crioulos, no próximo ano 2024.

Por: Eduardo Cussendala

Sem comentários:

Enviar um comentário

PROJECTO LIBOLO

Estive em Calulo, Libolo, a terra que me viu nascer, como congressista convidado ao Congresso Internacional Linguístico (20° Conferência Anu...