8.568 HORAS DE VIAGENS DO PRESENTE DA REPÚBLICA .
(...) Vamos aos números? Segundo o estudo feito, o Presidente João Lourenço terá efectuado, de Setembro de 2017 a Maio de 2025, um total de 112 viagens internacionais para 46 países, completando 357 dias fora do País desde a posse. Foram 8.568 horas em deslocações. 2024 foi o ano em que João Lourenço mais viajou, foram 23 viagens oficiais para o exterior, com um custo estimado em 188 milhões de dólares só no ano passado. Em 2020, a Covid-19 limitou a agenda do nosso PR, tendo naquele ano feito apenas 3 viagens oficiais.
Também em 2017 foram efectuadas apenas 3 viagens oficiais, mas aqui precisamos de ter em conta que foi o seu ano mais curto em termos de efectividade, pois tomou posse em Setembro deste mesmo ano para o seu primeiro mandato. Estados Unidos da América foi o destino mais frequente de João Lourenço com 13 visitas, de seguida temos o Reino de Espanha com 6, a Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Namíbia com 5 visitas cada. Certamente com a presidência rotativa de Angola na União Africana a Etiópia vai continuar a manter-se nos lugares cimeiros.
Nova Iorque é a cidade mais visitada pelo PR, já lá esteve 6 vezes. As viagens para este destino concentram-se sobretudo na diplomacia multilateral (ONU, FMI e Banco Mundial), com 5 visitas, Adis Abeba é a segunda cidade mais frequentada por João Lourenço e pelos motivos que já aqui avancei. Temos depois Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo, que recebeu 4 visitas oficiais do chefe de Estado angolano. O estudo revela ainda que 44% das suas viagens foram para Europa e EUA, 42% das viagens em África (com foco na mediação de conflitos, SADC e UA). João Lourenço é também conhecido pelas comitivas numerosas, de acordo com o estudo, em cada viagem oficial, carrega consigo um staff de 70 a 150 pessoas. E qual é o custo estimado destas 112 viagens do PR para o exterior? 948 milhões de USD.(...)
Fonte: Novo Jornal
Sem comentários:
Enviar um comentário